Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Olha os testes!!

   Gente já ia esquecendo! Tem os teste que a criança tem que fazer logo ao nascer!!
   Veja a importância de cada um deles:


    Teste do Pezinho:

         O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e ou infecciosas que poderão causar lesões irreverssíveis no bebê, como por exemplo retardo mental. A maioria das doenças pesquisadas podem ser tratadas com sucesso desde que diagnósticadas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas. Hoje em dia, é feito o teste do pezinho, retirando um pouco de sangue da criança na veia, como foi o caso da Ana Beatriz. O que as enfermeira me disseram é que, por furar uma unica vez a criança sente menos dor, já que no pé, para se conseguir a quantidade necessaria de sangue teria que furar vaaaarias vezes o pé da criança, o sofrimento, aparentemente é menor. (Não sei muito bem, porque ela num chorou nada, nada, alias ela num chorou nem para tomar BCG, e as primeiras vacinas)

Dicas:
  • Não esqueça de buscar o resultado. Qualquer alteração no resultado, leve para o pediatra examinar.
  • Não se preocupe se tiver que repetir o exame. O teste do pezinho exige repetição para esclarecer o primeiro resultado, quando suspeito de normalidade ou quando o teste é realizado antes de 48 horas de vida.
      Teste do Olhinho:

        O teste do olhinho (ou o teste do reflexo vermelho) é um exame que deve ser realizado rotineiramente em bebês na primeira semana de vida, preferencialmente antes da alta da maternidade, e que pode detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como uma cegueira irreversível.
         Ao contrário do teste do pezinho, que é super conhecido nacionalmente (até por ser obrigatório), os testes da orelhinha e olhinho são muito menos "famosos" entre os pais. A explicação para a pouca fama se deve ao fato de ambos os testes são realizados somente em alguns Estados e cidades do país.
         O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira. Segundo dados estatísticos, essas alterações atingem cerca de 3% dos bebês em todo o mundo.

Dicas:
  • A mamãe e o papai podem observar as fotografias de seu filho. Se em vez do reflexo vermelho que fica nos olhos aparecer uma mancha branca, procure um oftalmologista.
  • Pergunte ao pediatra do seu bebê quais exames que foram realizados ao seu nascimento. Se o teste do olhinho não estiver entre eles, converse com o médico a possibilidade de realizá-lo.
  • A catarata não é um problema só de idoso, não. A catarata congênita é uma patologia presente ao nascimento e uma em cada cem crianças nascidas apresenta essa alteração.
   Teste do Ouvidinho:

A importância do teste é enorme. De acordo com dados do Grupo de Apoio à Triagem Auditiva Neonatal (Gatanu), de cada mil nascimentos de bebês normais três terão alguma dificuldade para ouvir. A situação é ainda mais grave entre as crianças que passam pela Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal dos hospitais. Nesses casos, de cada mil nascimentos de 20 a 40 bebês terão alguma deficiência.
O teste é muito simples. Com o bebê dormindo, o fonoaudiólogo coloca um fone na orelha externa da criança, que emite um estímulo sonoro conhecido como click. "As células nervosas da orelha interna recebem esse estímulo sonoro, que volta em forma de eco, caso o bebê não tenha nenhuma deficiência", explica Patrícia.
Segundo a especialista, o teste é sensível e, por isso, deve ser realizado em bebês com menos de 15 dias. "Quando a criança é maior, sempre se mexe muito e isso prejudica o resultado do exame"

   Dicas:
  •    Fique de olho no reflexo da criança, se ele olha para onde tem barulho.

        Não deixe de fazer esses testes, são muito importantes para a saude do seu bebê.
Bjks e até o proximo post!

3 comentários:

  1. Oiiii! Que lindaaaa sua pequenaaaa! Vontade de pegar! Obrigada pela visitinha viu? Acabei de linkar para voltar sempre.
    Me deu até um nervoso de ler que a enfermeira obrigou sua nenem a mamar...que coisa viu! Tem gente que devia ter escolhido outra profissão né...mas o bom que passou e agora sua filhota tá linda em casa!

    Bjssssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Querida, obrigada pela visitinha e pelo comentário!
    Já estou te seguindo, e seu blog esta lindo!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Nath! Amei muito mais muito seu blog!

    Quero pegar todas as experiências pra estar craque depois, rsrs.

    Adorei esse tema, rsrs.

    Bjs!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário! Adoooro ♥ Volte Sempre ♥

Quer ser parceiro do Blog Mães & Filhos? Fale conosco: nathmenezes@gmail.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...